segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Como tudo começou...

Desde muito novo, sempre gostei de música. Tenho várias e fortes lembranças musicais: a primeira "vitrolinha"; meus primeiros compactos simples dos Carpenters e do Wings; uma iniciação básica em MPB revirando os LPs das minhas tias; a "vitrolona" de tampa da casa da vovó; e um cabeludo primo de uma prima me aplicando Jethro, Led Zeppelin e Purple.
Mas essa lembrança é especial. Como comentei na postagem anterior, eu devia ter lá meus oito para nove anos. Estávamos em 1975 e nessa época não tínhamos TV colorida em casa. A reportagem do Fantástico era sobre um filme que contava a estória de um menino cego surdo e mudo, que jogava pinball e se tornava uma espécie de messias pop-star. As imagens eram em preto e branco, mas quando vi e ouvi aquilo tudo, cores, sons e sensações faiscaram minha mente. E na semana seguinte a esse fatídico domingo, lá estava eu com meus pais, mais precisamente um sábado de manhã, na saudosa Lojas Gomes no Centro de BH para procurar o disco.

Lançado originalmente em 1969, o álbum "Tommy" surpreendeu a todos pela ousadia. Townshend já dava provas concretas de sua genialidade como compositor, criando e introduzindo o termo "ópera-rock" na indústria musical. Mas no meu caso aqui, o discão que conheci primeiro, o que comprei, o que ouvi nem sei quantas vezes e decorei as letras dos encartes, foi a edição de 1975, o também LP duplo da trilha sonora original do filme.
Produzido por Robert Stigwood e dirigido pelo então novato diretor inglês Ken Russel, o filme tinha Roger Daltrey como protagonista, nomes de peso como Ann-Margret, Oliver Reed, Jack Nicholson, Tina Turner como a rainha do ácido, e ainda o mago do pinball Elton John.
Além de Daltrey e Townshend, a outra metade do The Who também estava presente - Keith Moon aparece como o hilário Uncle Ernie e John Entwistle dá o ar em poucas pontas, além de emprestar seus poderosos e característicos graves em algumas faixas. Para a gravação da trilha sonora, Townshend, que também viria a produzir o álbum, se cercou de experientes músicos de estúdio da época como Caleb Quaye, o recém-contratado "Stone" Ronnie Wood, Kenney Jones, Nicky Hopkins e até deus Clapton dava uma canja numa versão interessantíssima de "Eyesight to the Blind". Memoráveis ainda são as faixas "Amazing Journey", "I´m Free", "We´re not Gonna Take It" e claro, "Pinball Wizard", também lançada como single e gravada pela banda que acompanhava Elton John na época. Pra quem não conhece, vale ainda uma menção aqui da fantástica versão ao vivo de "Tommy" lançada na re-edição de 2001 em CD duplo do clássico The Who - "Live at Leeds".

Uma de minhas frustrações como rockeiro foi não ter visto o filme na tela grande quando alguns anos depois de lançado finalmente chegou por aqui. Apesar de na época ter tentado convencer o porteiro do Cine Regina que não importava se eu não tinha os 16 anos exigidos pela então Censura, usando argumentos de que eu conhecia TODAS as músicas e que o filme não tinha nada de mais, só fui assistir ao mesmo algum tempo depois quando reprisado na telinha pela Globo. Depois vieram versões em VHS, em CD duplo, DVDs, shows comemorativos...
A verdade é que foi lá em 1975 que tudo começou pra mim. De lá pra cá, óbvio que conheci muita coisa boa, ouvi muitos estilos e bati muita cabeça. Tive mais uma dezena de ídolos. Mas o gênio Pete Townshend e o maluco Elton John foram sim os responsáveis por eu ter escolhido o ROCK como estilo de vida.
E se alguém aqui achar que eu tô exagerando, que eu tô romantico demais...coloquem a versão de Sir Elton para "Pinball Wizard" num volume digno, e me digam ..."Tommy, can you hear me?".. Dava pra eu gostar de Axé?




Um comentário:

  1. Grande Fernando, muito prazer em ver vc por aqui, toco bateria desde 1985 e acompanhei um pouquinho da sua trajetória como musico da Banda Overdose, onde vc e o Cláudio trouxeram pra cá toda aquela influencia daqueles músicos como macalpine, stu hamm, greg howe, billy sheehan, jason becker, wally voss entre tantos outros.
    forte abraço !!

    ResponderExcluir