terça-feira, 19 de março de 2013

Rockviews: Saxon - Sacrifice

Por Leonardo Santos

Você aí que tem acompanhado minhas resenhas no Musicabillia deve estar pensando algo como "Esse careca afrescalhado só vai fazer resenhas destes roquinhos melódicos babas? Quero metal, porra!". Você tem certa razão amigo, mas o problema é que os lançamentos de heavy metal tradicional andam tão sem graça que nem eu animo muito a escrever sobre. É aquela coisa, o chamado rock melódico está em alta e vem aparecendo bastante coisa interessantes no estilo.  Daí vem o Saxon e lança seu vigésimo (VIGÉSIMO, KCT!) álbum inédito e estou aqui no trabalho me segurando para não colocar no último volume e berrar os refrões. 

Para começar, se você conhece e não gosta de Saxon, não perca seu tempo. Você não vai gostar deste álbum, assim como não gostou de nenhum dos outros 19, e mesmo que fossem lançados mais 20, você não iria gostar de nenhum. Vá logo brincar com seu querido Poney! Isso porque o Saxon nunca abandonou sua essência em todos estes anos e jamais vai abandonar. Com uma carreira tão sólida, a banda não precisa acompanhar modismos nem ficar presa nas rédeas de gravadora alguma. Simplesmente podem fazer o que querem e o que gostam. E isso significa puro metal britânico, da grande época de ouro da NWoBHM (New Wave  of British Heavy Metal). 

Mas calma lá, isso não quer dizer que o Saxon venha se repetindo nestes longos anos. Ao mesmo tempo que apresenta um som clássico, ele soa atual, não parece ter simplesmente saído dos anos 80. A banda sabe colocar novos elementos, trabalhar novos riffs e melodias sem perder sua essência e é isso que torna seus álbuns tão especiais. "Sacrifice" é apenas uma continuação natural, sem repetir o passado, mas evitando aquelas bruscas mudanças de direção que deixam órfãos milhares de fãs. Uma parte dos créditos se deve, também, à excelente produção do grande Andy Sneap, que lapidou o som do Saxon de forma perfeita. 

Aos 62 anos, Biff Byford não é mais nenhum garotão no auge e podemos perceber, claro, alguns sinais disso na sua voz. Entretanto, a vontade está lá, e ele continua cantando com toda sua agressividade, colocando seu timbre característico nas músicas com mais uma perfomance clássica. Se ele abrir a boca, você sabe que é Saxon! Quinn e Scaratt mandam riffs poderosos um em cima do outro sem misericórdia. Carter trabalha linhas pesadas e marcantes no baixo e Glocker completa o ótimo trabalho na bateria. Aliás,se preparem, este é, talvez, o trabalho mais pesado do Saxon!

Se existe um ponto negativo neste álbum é sua duração. Afinal, são apenas 40 minutos. Por outro lado, talvez seja melhor fechar um álbum com uma duração reduzida, mas com ótimas músicas, do que colocar coisas de nível inferior apenas para preencher espaço (fillers). Não existe isso aqui: todas as 10 músicas são indispensáveis e vão rodar direto no seu som, pode conferir. Cada uma tem sua personalidade e estilo, não existe a menor chance de você não se lembrar de alguma delas depois de ouvir algumas (poucas) vezes o álbum. 

Enfim, diferente do que vemos em outros lançamentos de medalhões por aí, é muito gratificante ver uma banda com tantos anos de carreira chegar no seu vigésimo álbum com tanta vitalidade e estímulo para entregar aos seus fãs um álbum como este. 
Se você gosta de Saxon, baixe, compre ou youtube, mas ouça!




Saxon - Sacrifice
2013 UDR Music

Músicas
1. Procession

2. Sacrifice
3. Made in Belfast
4. Warriors of the Road
5. Guardians of the Tomb 
6. Stand Up and Fight
7. Walking the Steel 
8. Night of the Wolf 
9. Wheels of Terror
10. Standing in a Queue


Músicos
Biff Byford - Vocais
Paul Quinn - Guitarras
Doug Scarratt - Guitarras
Nibbs Carter - Baixo
Nigel Glockler - Bateria

Um comentário:

  1. esse careca sabe o que diz, falta escutar todo o disco aqui, mas como eu confio no Leo (e não quero levar slainezadas) eu vou concordar com o que ele postou!

    ps - legal, não sabia que vc tb fazia resenhas! =)

    ResponderExcluir