sexta-feira, 1 de março de 2013

Soundtracker : Forrest Gump - O.S.T.

Por Fernando Pazzini
Em meados dos anos 90 trabalhei como sócio-gerente em uma loja de cds aqui em BH chamada Alive music. Lá, um dos estilos que mais me atraía em pesquisar, ouvir e vender, eram as trilhas sonoras de filmes, as original soundtracks. Por isso, começo hoje aqui no Musicabillia, a seção Soundtracker: vamos de novo garimpar, comentar e indicar algumas pérolas, clássicos, e fantásticos álbuns de trilhas sonoras!!


Forrest Gump - O.S.T

Se um belo dia você caísse de um caminhão estelar de mudança direto aqui na bolinha azul chamada Terra,  e não conhecesse nada sobre rock, boa música, e o que foram os anos 70 para a estória da cultura ocidental como um todo... Cara, eu faria questão de te dar de presente a trilha sonora de Forrest Gump - O contador de estórias.
Essa trilha sonora não é somente uma aula musical... ela é a história da música pop na América - o início do rock, o surgimento do soul, o country, a cultura do psicodelismo - tudo num cedêzinho duplo que em 1995 chegou às prateleiras das antigas lojas de música daqui.

Durante as quase duas horas de música presentes no álbum, vários ícones da música dos finais dos anos 60 e da década de 70 como Wilson PickettJoan BaezBob DylanThe DoorsThe Byrds, Simon & Garfunkel e Four Tops, nos presenteiam com sucessos que marcaram aquela época. Para sonorizar uma bela estória que vai da comédia ao drama e da ação ao romantismo, nada melhor do que começar com o Rei. Elvis e seu clássico "Hound Dog" abrem a sabatina musical, seguidos pela guitarra pegajosa  de "Rebell Rouser" e da divertidíssima "(I don't know why)But I do" de Clarence Henry. A eterna diva Aretha também aparece reclamando respeito, as Mamães e os Papais cantam o sonho da Califórnia do início da década e Scott Mackenzie ordena que você use chapéus floridos, caso você apareça lá pelas bandas de San Francisco. Os Doobie Brothers mantém o ritmo das incansáveis corridas do personagem-título enquanto o Lynyrd Skynyrd canta a alegria de voltar para o sul. O Three Dog Night pede alegria para um mundo chocado com a guerra do Vietnã, retratada na energética "Fortunate Son" do Creedence. Até o velho cowboy Willie Nelson se põe novamente na estrada enquanto os pingos de chuva de Burt Bacharah e B.J.Thomas continuam caindo sobre as cabeças.  E antes de terminar o álbum com uma peça instrumental belíssima, somos ainda presenteados com o fantástico Bob Seger indo contra tudo, todos e contra o vento.

Quando vi o filme pela primeira vez num cinema já extinto aqui de BH, uma caixa de lenços de papel foi pouco pra tanta emoção. Outro dia o vi novamente - desta vez em dvd e com meus filhos - e não foi diferente. Forrest Gump é uma obra sensível e tocante, as vezes cômica, as vezes realista demais. Nos mostra o quão simples e bela a vida deveria ser. Traz um inspirado Tom Hanks no auge de sua carreira e já com sede de estatuetas douradas, além de Sally Field, Gary Sinise e a delicada Robin Wright, todos em atuações mais que convincentes. A película venceu seis das treze indicações ao Oscar em 1995, incluindo Melhor Filme, Ator e Melhor Diretor, premiando também o formidável Robert Zemeckis.

Após ter vendido mais de doze milhões de cópias, o álbum é hoje um dos mais bem sucedidos nas estatísticas de trilhas sonoras da Billboard.
"Ruun, Forrest...Ruuuun!" .
Em vinil, cd, mp3, streaming ou outro formato qualquer, eu também vou é correr e tratar de garimpar o meu por aqui!

Músicas

CD 1:
"Hound Dog" - Elvis Presley – 2:16
"Rebel Rouser" - Duane Eddy – 2:21
"(I Don't Know Why) But I Do" - Clarence "Frogman" Henry – 2:18
"Walk Right In" - The Rooftop Singers – 2:33
"Land of 1000 Dances" - Wilson Pickett – 2:25
"Blowin' in the Wind" -  Joan Baez – 2:49
"Fortunate Son" - Creedence Clearwater Revival – 2:18
"I Can't Help Myself (Sugar Pie Honey Bunch)" - The Four Tops – 2:43
"Respect" - Aretha Franklin – 2:27
"Rainy Day Women #12 & 35" - Bob Dylan – 4:35
"Sloop John B" - The Beach Boys – 2:56
"California Dreamin'" - The Mamas & the Papas – 2:39
"For What It's Worth" - Buffalo Springfield – 2:38
"What the World Needs Now Is Love" - Jackie DeShannon – 3:13
"Break on Through (To the Other Side)" - The Doors – 2:38
"Mrs. Robinson" - Simon & Garfunkel – 3:51

CD 2:
"Volunteers" - Jefferson Airplane – 2:04
"Let's Get Together" - The Youngbloods – 4:36
"San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)" - Scott McKenzie – 2:58
"Turn! Turn! Turn!" - The Byrds – 3:54
"Medley: Aquarius/Let the Sunshine In" - The 5th Dimension – 4:48
"Everybody's Talkin'" - Harry Nilsson – 2:44
"Joy to the World" - Three Dog Night – 3:16
"Stoned Love" - The Supremes – 2:59
"Raindrops Keep Fallin' on My Head" - B. J. Thomas – 3:00
"Mr. President (Have Pity on the Working Man)" - Randy Newman – 2:46
"Sweet Home Alabama" - Lynyrd Skynyrd – 4:43
"It Keeps You Runnin'" - The Doobie Brothers – 4:13
"I've Got to Use My Imagination" - Gladys Knight & the Pips – 3:30
"On the Road Again" - Willie Nelson – 2:29
"Against the Wind" - Bob Seger & the Silver Bullet Band – 5:33
"Forrest Gump Suite" composed and conducted by Alan Silvestri – 8:49

Um comentário:

  1. Sempre nos surpreedendo maravillhosamente bem com suas idéias! Taí uma mistura que sempre deu muito certo: musica e cinema. (apesar de nem sempre ser tão bem sucedida como neste caso que você nos conta aqui) Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir