quinta-feira, 18 de abril de 2013

Rockviews: N.O.W. - Bohemian Kingdom

Por Leonardo Santos

Pessoalmente, acho que ser "patriota" quando se fala de música não tem sentido. A música é universal, interessa se é de qualidade, independente do país de origem. Entretanto, é muito legal quando você ouve algo muito bom e, de repente, descobre que tem suas origens aqui no Brasil

O N.O.W. é um projeto do baixista e compositor brasileiro Alec Mendonça, que fez todas as composições, arranjos e co-produziu o álbum. Para o trabalho de estréia ("Force of nature") , lançado em 2010, Alec foi em busca de um vocalista e a qualidade das composições acabou atraindo a atenção do ótimo Philip Bardowell (Unrully Child, Places of Power). "Force of nature" causou boa impressão nas críticas do exterior e foi considerado como algo ainda em fase de crescimento, mas com grande potencial. 

Após três anos, Alec recrutou o guitarrista Juno Moares e o baterista sueco Lars Chriss e lança o segundo álbum do N.O.W.: "Bohemian Kingdom". E podemos dizer que os dois foram grandes aquisições para a banda. Além de ser um ótimo baterista, Chriss também produziu o álbum e fez um belo trabalho. Se a produção do debut deixava a desejar, é fácil ver uma grande evolução aqui. Além disso, Juno Moraes é um excelente guitarrista e conseguiu captar perfeitamente as idéias de Alec, colaborando para deixar o trabalho ainda mais maduro e consistente. 

Não espere aqui um álbum "feijão com arroz" de hard rock, com aquela estrutura simples e manjada. "Bohemian Kingdom" é um álbum diferente, bem mais complexo e com uma variação muito interessante em suas músicas. As composições são de grande qualidade e os belos  vocais de Bardowell, que me lembra Bob Catley, se encaixam prefeitamente. O uso do saxofone em algumas músicas foi muito bem feito, bem no estilo da banda Foreigner. A faixa de abertura ,"I´m  Alive",  é um verdadeiro "soco", com belas linhas de guitarra e poderia muito bem figurar na trilha sonora de um filme de ação dos anos 80, enquanto que a ótima faixa título tem uma estrutura bastante diferente e surpreendente. Cada música tem um estilo próprio e o álbum nunca cai na monotonia. 

Principalmente para nós, brasileiros, letras de rock costumam não ter muita importância, mas vale a pena dar uma lida no encarte e ver que são muito bem feitas. Aliás, é uma pena que o álbum tenha sido lançado somente por um selo estrangeiro e, por enquanto, quem quiser adquiri-lo deve fazer importação pelo ebay. Mas digo que a vale a pena!  "Bohemian Kingdom" está vendendo bem e tem superado alguns medalhões nas lojas especializadas. Quem sabe este projeto não cresce e ainda vemos o N.O.W. sair em turne com shows na nossa terrinha?



N.O.W
Bohemian Kingdom
© 2013 Escape Music  


Músicas
1. I’m Alive
2. I Feel Divine
3. Don’t Go Now
4. Strong Enough
5. Mary-Ann
6. Tonight Is The Night
7. Bohemian Kingdom
8. Leon’s Going Soft
9. Cassie’s Dream
10. No One Can Feel It’s Over 
 
Line-up
Alec Mendonça (baixo, vocais)
Philip Bardowell (vocais, vocais de apoio)
Juno Moraes (guitarra)
Lars Chriss (bateria)
Matti Alfonzetti (vocais de apoio)
Mike Wallace (vocais de apoio)
The Choir Of Mesa California
Zé Canuto (saxofone, flauta)
Andy Loos (baixo) 

Um comentário:

  1. Simplismente lindo este álbum.Ele me eleva a pensamento e reflexões.Obra de arte!

    ResponderExcluir