sexta-feira, 12 de abril de 2013

Rockviews: Pretty Maids - Motherland

Por Leonardo Santos 

Pretty Maids é uma banda com longos anos de estrada, formada  lá em 1981 pelos dinamarqueses Ronnie Atkins e Ken Hammer.  Apesar da alta qualidade dos seus álbuns e de Future World (1987) ser considerado um verdadeiro clássico, a banda nunca atingiu o mainstream, mesmo abrindo shows para pesos pesados como Whitesnake, Black Sabbath e Deep Purple. Sobreviveu à onda grunge dos anos 90 correndo para o mercado japonês, onde fez grande sucesso e chegou bem nos anos 2000.  
Em 2010 laçou seu penúltimo álbum, Pandemonium, um petardo que foi muito bem recebido pelos fãs e críticos. O desafio de manter o nível era, portanto, muito grande e 3 anos depois a banda lança o ótimo Motherland

O Pretty Maids sempre fez um Hard'n Heavy (hohoho) de peso, com riffs fortes, belas linhas de teclado e refrões bem melódicos. Motherland traz um som mais moderno, com guitarras de afinação bem baixa nos riffs, mas sem perder o foco na melodia. 

O grande destaque continua sendo o vocal de Ronnie Atkins. Apesar de considerar Future World realmente sensacional, a bem da verdade, nunca fui muito fã do timbre de Atkins nas passagens mais pesadas, quando ele enchia a voz com um drive bem rasgado, mas, na minha opinião, feio ("Loud and Prooooud"). Os anos fizeram bem ao vocalista e ele está muito mais técnico, com drives mais bem dosados e muito bonitos, sem perder nada da agressividade. Ouça a faixa Hooligans que você vai entender o que estou falando. 

A banda trilha com grande facilidade por sons bem pesados e belas baladas, indo do hard rock para o power metal (não aquele babinha dos Edguys da vida, estou falando de POWER METAL) e, apesar de eu não considerar todas as 13 músicas essenciais, existem ali umas 8 ótimas faixas que mais que valem sua audição. São excelentes riffs, linhas de baixo muito bem feitas e teclados que fazem aquele complemento na medida, sem tirar o peso ou deixar as coisas chatas. 

Com mais de 30 anos de estrada, o Pretty Maids continua mandando grandes álbuns, mostrando a muito garoto farofinha por aí como se faz. 




PRETTY MAIDS
Motherland
© 2013 Frontiers Records  (FR CD 593) 
release date: March 22, 2013

Tracklist
1. Mother Of All Lies
2. To Fool A Nation
3. Confession
4. The Iceman
5. Sad To See You Suffer
6. Hooligan
7. Infinity
8. Why So Serious
9. Motherland
10. I See Ghosts
11. Bullet For You
12. Who What Where When Why
13. Wasted 

Line-up
Ronnie Atkins (v)
Ken Hammer (g)
Shades (b)
Allan Tschicaja (d)
Morten Sandager (k)



Nenhum comentário:

Postar um comentário